terça-feira, 15 de junho de 2010

O Milagre de Anne Sulivan





Observação crítica sobre o filme: O Milagre de Anne Sulivan e o documentário: Som e Fúria.

O filme é interessante a nossa formação, onde uma professora com muita dedicação, busca educar uma menina com deficiência múltipla (cega e surda). Mas no cotidiano falta, amor pela profissão “dedicação” e construção de afeto entre professor e aluno o que deve ser indispensável.
A minha posição diante o filme, como futura pedagoga é que um fator que não pode faltar com relação aos alunos, os tenha ou não alguma necessidade educativa especial, é a importância do afeto, ele deve ser conquistado na relação do professor - aluno, sendo assim o professor passa a conhecer a cultura deste aluno buscando uma troca de conhecimentos.
O que percebo também a partir do filme que é preciso, muita vontade do professor, amor pelo que faz e acreditar na capacidade de aprender do aluno, principalmente quando estes alunos possuem alguma necessidade educativa especial. Hoje muitos profissionais estão recebendo alunos nas escolas com diversas necessidades, mas esses profissionais sem formação adequada, o que acaba não proporcionando a estes alunos uma aprendizagem significativa e construtiva.
Eu acredito que com a formação em licenciatura de pedagogia não basta, é preciso de uma especialização e claro de muita prática, que no caso do filme a própria Anne Sulivan tinha deficiência visual (uma baixa visão), e estudava em uma escola para deficientes visuais, sua experiência de vida foi muito importante para auxiliá-la na construção de desenvolvimento da menina
Helen Keller (surda e cega).
Portanto, a meu ver, é preciso de profissionais com formação especializada, que sejam dedicados, com amor a profissão e que busquem realmente construção de um desenvolvimento digno deste aluno, onde ele passe a lutar por seus direitos e se torne um cidadão autônomo, critico reflexivo. A relação de afeto do professor com os alunos é essencial, pois é nela que surge o respeito, a atenção, o carinho, a troca e a descoberta de novos conhecimentos.
Disciplina: LIBRAS
Professor: André

Um comentário:

Anderson Supervisor I disse...

Boa tarde, GI!

Sou o Anderson Souza, trabalho com pedagógia no INSTITUTO PAULO FREIRE - SÃO PAULO, iremos realizar uma formação a respeito deste filme.
Poderia me informá onde conseguiu esta versão em colorido do filme .
O MILAGRE DE ANNE SULIVAN

Se puder me ajudar, ficarei grato...

Contato
Telefone (11) 3021-1168 -ramal 239
e-mail: andersonsouza@paulofreire.org
andestyle@gmail.com

Postar um comentário