terça-feira, 15 de junho de 2010

Resolução Nº2/01 e Observação feita em Escola

O que se percebe desta resolução é que tudo está bem escrito, organizado, mas na prática é ainda pouco visto. Alguns pontos que tem que haver melhoras:

* Famílias participando mais das escolas;
* Professores especializados;
* Construção e reconstrução de escolas adequadas para todos;
* Mais empenho político;
* Mais luta da sociedade para que surjam mudanças.

Esta resolução esta implementada desde 2002, já se passaram 8 anos e falta melhorar na prática.
O que percebemos nas observações que foram feitas neste semestre e nos semestres anteriores, é que os alunos com NEEs, não estão sendo recebidos nas escolas como deveria ser, pois não à preparamento dos professores, a escola não está adequada e os pais não são participativos. Falta mesmo melhorias na Educação mas temos esperança que a partir da nossa formação de Pedagogos onde este tema de Inclusão já está sendo desenvolvido, os profissionais passam a ter conhecimento do que se pretende com a verdadeira Inclusão perante as leis, e fará o possível para que se tenha.
Na escola que observamos neste semestre, escola estadual, havia sala de recursos, para acompanhar os alunos com NEEs, mas não estava organizada. Tivemos durante nossa observação o relato da professora formada em Pedagogia Especial que trabalha na sala de recursos alguns acontecimentos relatados por ela:

* Alunos sendo rotulados com transtornos (autismo, hiperativo),sendo medicados e sem real situação de NEEs;
* Alunos se aproveitando desta situação para competir com colegas;
* Desinteresse de professores em conhecer a real situação do aluno;

O que mais nos chamou a atenção foi à educação dos pais para os alunos, onde a professora relatou que muitos casos que não eram causados por doenças era falta de limite dos pais.


Espera-se mudanças para melhorar a realidade da nossa educação, mas sozinhas não conseguiremos é preciso uma união social.


Grupo da observação: Camila Blanco, Giana Galimberti, Kelly da Costa, Liane Borges e Thaís Lermen
Prática Pedagógica Inclusiva.

Professora: Nara

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